SC Braga. Abel oficializado como substituto de Jorge Simão

Treinador da equipa B foi promovido e assinou até 2020

Quando chegou a Braga, em dezembro, para substituir José Peseiro, Jorge Simão e a direção definiram uma meta: atingir os 65 pontos na liga. Falhado esse objetivo – faltam apenas quatro jornadas para o final do campeonato e o SC Braga conta com 51 pontos – a hipótese de abandono dos comandos do clube ganhou força. E tornou-se uma realidade ontem à noite.

“Na vida, como no futebol, rejo as minhas atitudes de acordo com um conjunto de princípios. Foi nesse sentido que, numa altura em que é já impossível atingir a meta dos 65 pontos, objetivo que propus quando aceitei assumir funções como treinador principal do Sporting Clube de Braga, entendi colocar o meu lugar à disposição”, esclareceu o antigo treinador do Desportivo de Chaves, Paços de Ferreira e Belenenses, na sua página de Facebook, já depois de o clube ter comunicado a rescisão do contrato que os unia.

Para a história ficam pouco mais de quatro meses de comando técnico de uma equipa que, em 21 jogos, somou apenas oito vitórias e que, por estes dias, se encontra atrás do rival Vitória de Guimarães, no quinto lugar tabela classificativa.

O presidente António Salvador é que não perdeu tempo e decidiu avançar para a escolha de um sucessor de futuro, ainda antes do final do campeonato. Trata-se de Abel Ferreira, o técnico da equipa B que, para além de ter sido promovido a treinador principal, assinou um contrato de longa duração – se tudo correr como previsto, ficará por Braga até 2020. 

“O novo técnico da equipa principal já orienta o treino desta quarta-feira e será apresentado em Conferência de Imprensa às 18h30, no auditório do Estádio Municipal”, escreveu o clube nas redes sociais, esta manhã.

Para o antigo defesa direito do Sporting e do Braga não é propriamente uma estreia, uma vez que orientou a equipa interinamente, entre a saída de Peseiro e a chegada de Simão, num jogo contra os leões – o SC Braga venceu em Alvalade por 1-0.

Curiosamente, o regresso de Abel ao comando do Braga acontece poucos dias antes do encontro da segunda volta do campeonato contra o Sporting.