Subida dos lucros do Santander

O lucro do Santander subiu 14,3% para os 1867 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Nos dez mercados em que o grupo bancário espanhol está presente, os resultados subiram em nove.

Na informação enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Espanha, o Santander afirma que o grupo explica que os resultados se devem ao comportamento do negócio ordinário, com tendências positivas em todos os mercados.

O banco tem uma diversificação geográfica equilibrada, com a Europa a ser responsável por 52% dos lucros e a América por 48 % (Brasil 26 %). O crédito aumentou 2,8 % para 795312 milhões de euros e os depósitos de clientes alcançaram 705786 milhões de euros.

Os ativos totais subiram 2,1% para os 1351,9 milhões de euros e o grupo terminou os três primeiros meses de 2017 com 15,5 milhões de clientes. Já os clientes digitais subiram 4,2 milhões no último ano e alcançaram os 22,1 milhões.

"Espera-se que todas as economias dos nossos mercados principais cresçam este ano e confiamos que o modelo de negócio, assim como a execução consistente da nossa estratégia, nos irá permitir continuar a oferecer, no futuro, o melhor aos nossos clientes e funcionários, ao mesmo tempo que geramos crescimento rentável", afirmou a presidente do grupo Santander, Ana Botín.