Força Aérea resgata dois feridos graves no mar

Feridos tiveram de ficar sob vigilância de paraquedistas norte-americanos durante dois dias, altura em que a embarcação chegou a um local onde os portugueses conseguiam intervir

A Força Aérea portuguesa resgatou esta madrugada dois feridos graves que se encontravam a bordo do cargueiro ‘Tamar’, a 444 quilómetros da ilha Terceira, nos Açores,

De acordo com um comunicado da Força Aérea, as duas pessoas são de nacionalidade filipina e têm 35 e 40 anos.

Apesar de terem sido resgatados esta madrugada, os feridos já estavam a ser acompanhados por paraquedistas norte-americanos desde segunda-feira. Fonte da Força Aérea explicou ao i que a embarcação encontrava-se numa zona perto da divisão entre as áreas de intervenção norte-americana e portuguesa, onde é difícil helicópteros das duas nações chegarem. “O helicóptero é ativado mediante o nosso centro de coordenação de busca e salvamento. Como estava fora dos limites portugueses e já quase nos limites externos da zona americana, não tínhamos capacidade para ajudar, os nossos meios não conseguem chegar lá”, explicou.

“O helicóptero podia ir até ao local prestar auxílio, mas era muito arriscado, pois podia ficar sem combustível para fazer a viagem de regresso. E não é possível fazer estas operações com aviões, pois estes não conseguem ficar a planar, daí que tenham sido colocados dois paraquedistas norte-americanos a acompanhar a situação, até a embarcação chegar a um local onde a Força Aérea portuguesa conseguisse intervir ”, acrescentou a mesma fonte.

Assim, os Estados Unidos enviaram um avião para o local com dois paraquedistas, que, durante dois dias, prestaram auxílio aos feridos. Só quando a embarcação chegou a águas portuguesas e a uma distância exequível para enviar um helicóptero é que a Força Aérea enviou este meio de transporte, com uma equipa médica militar a bordo, para resgatar os dois filipinos.

Ao chegar à embarcação, que apresentava uma bandeira das Ilhas Marshall, a equipa deparou-se com duas pessoas que apresentavam queimaduras graves. Depois de serem retirados da embarcação, os dois filipinos foram transportados de urgência para Lisboa, tendo sido encaminhados para uma unidade hospitalar em ambulâncias do INEM.