Preços sobem em Portugal

Ao contrário da tendância da União Europeia (UE), os preços das telecomunicações em Portugal subiram em março. Em termos médios, foi o sexto maior aumento entre os países europeus.

"Em março de 2017, em termos médios anuais, Portugal foi o sexto país da EU com o aumento de preços mais elevado. Em média, na UE os preços das telecomunicações diminuíram 0,2%", revela um documento publicado no site da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

O relatório, com base em informações quer do Instituto Nacional de Estatística (INE) quer do Eurostat, aponta que “desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE". No mês passado subiram 0,11% face ao mês anterior.

Comparando com março de 2016, o aumento dos preços das telecomunicações foi de 2,34% e em ermos médios nos últimos 12 meses, a variação foi de 2,22%.

Este último aumento é 1,40% acima da média da inflação (0,82%) e desde janeiro de 2014 que os preços das telecomunicações crescem a taxas médias anuais superiores à variação da inflação.

Segundo o relatório, e de acordo com o Eurostat, em março de 2017, o aumento dos preços verificado em Portugal foi 2,4% superior à média anual da UE

Portugal foi o país com o aumento de preços mais elevado depois da Bélgica, Finlândia, Eslovénia, Letónia e Espanha.