Mourinho e Leonardo Jardim no top-10 mundial para o “L’Équipe”

Fernando Santos, campeão europeu por Portugal, surge na 19ª posição da votação do conceituado jornal francês

O "L'Équipe" divulgou esta sexta-feira os 20 nomes que faltavam na lista de melhores treinadores do mundo, de acordo com uma votação feita por 33 jornalistas da redação, e dois portugueses constam no top-10: José Mourinho (Manchester United) é o quinto classificado, com Leonardo Jardim (Mónaco) a surgir na nona posição.

Para aquele jornal, Pep Guardiola (Manchester City) é o melhor treinador do mundo, seguido por Antonio Conte (Chelsea) e Diego Simeone (Atlético Madrid). Fernando Santos, campeão europeu ao comando da seleção de Portugal em 2016, foi o 19º mais votado.

Durante a semana, o conceituado jornal francês já havia divulgado mais 30 nomes, com Jorge Jesus a ser o único representante da Liga portuguesa: o treinador do Sporting ficou no 38º lugar, à frente de nomes como Giovanni Trapattoni (campeão nacional pelo Benfica em 2004/05), Oscar Tábarez ou Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal e do Brasil. À sua frente ficaram outros velhos conhecidos do futebol português, como Ronald Koeman (ex-Benfica) ou Julen Lopetegui, que passou sem grande sucesso pelo FC Porto – com direito a uma célebre discussão com Jesus pelo meio – e hoje lidera a seleção de Espanha.