Museu Berardo com entradas pagas a partir desta segunda-feira

Entradas custam cinco euros, mas crianças até seis anos ficam isentas. Exceção só aos sábados e em dias especiais. Joe Berardo está contra 

As entradas no Museu Berardo, em Lisboa, passam a custar a partir de hoje cinco euros. O novo preçário isenta apenas as crianças até aos seis anos, passando a ser cobrado um bilhete único. Esse bilhete dará acesso a todas as exposições do museu, mas haverá descontos de 50% para os visitantes dos sete aos 18 anos e para quem tiver mais de 65 anos ou mobilidade reduzida.

As entradas gratuitas passam a ser reservadas para os sábados, durante todo o dia, e em dias especiais, como o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) ou o Dia da Mãe (este ano, a 7 de maio), para as mães que forem realizar atividades pedagógicas com os filhos no museu.

O Museu Berardo abriu portas em junho de 2007 e as entradas têm sido gratuitas desde então. O acervo inicial era de 862 obras da coleção de arte do empresário José Berardo, avaliadas um ano antes em 316 milhões de euros pela leiloeira internacional Christie’s. Berardo está contra a cobrança e, para mostrar o seu descontentamento, promete ser o primeiro a comprar bilhete.

No entanto, em novembro passado, o Ministério da Cultura considerou que era necessário que o museu tivesse mais meios de financiamento, podendo a bilheteira suprir esta necessidade. “Os custos de bilheteira passam a ser suportados pela Fundação Coleção Berardo, para a qual continuam a reverter, na íntegra, as receitas, permitindo uma fonte adicional de financiamento, nomeadamente para a programação do museu”, referiu, na altura, o Ministério da Cultura. 

Acordo tremido No final do ano passado foi renovado por mais seis anos o protocolo para cedência de obras da coleção Berardo e manutenção do museu no CCB. A verdade é que as negociações não foram fáceis e levaram o próprio diretor artístico do museu, Pedro Lapa, a mostrar-se receoso em relação ao futuro. Na mesma altura, Joe Berardo desdramatizava os receios de Lapa: “Não estou preocupado. Se não houver acordo, tenho para onde levar a minha coleção”, mas após a assinatura confessou que teria sido “um grande, grande desgosto” se este acordo não tivesse chegado a bom porto.

Novas exposições Já este mês vão ser inauguradas duas novas exposições no âmbito da feira de arte Arco Lisboa, a decorrer de 18 a 21 de maio na Cordoaria Nacional: Pedro Neves Marques – Aprender a Viver com o Inimigo, que reúne novos filmes e peças do artista, e Ser e Estar – Vídeos da Coleção Berardo, a partir do trabalho de oito artistas representados na coleção do museu. 

Desde a abertura, o Museu Berardo recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes – um milhão só em 2016 – e ocupa o 65.o lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 (o único em Portugal neste ranking) com 1 006 145 visitantes, segundo o “The Art Newspaper”, publicação internacional especializada em arte contemporânea.