Faz mal ir para a rua com o cabelo molhado?

Todas as mães dizem: “Não vás para a rua com o cabelo molhado, senão ainda te constipas”. Até que ponto é que isto é verdade? Temos mesmo de secar o cabelo antes de pôr os pés na rua?

As constipações e as gripes são causadas por vírus e não por correntes de ar. “Para apanharmos uma infecção é necessário estarmos expostos a agentes infecciosos”, explicou ao Huffington Post o médico especialista em infecções e investigador da Mayo Clinic Pritish Tosh.

“Durante as épocas mais frias, existem vários vírus a circular. Isso é que nos irá infectar. Sair à rua com o cabelo molhado não vai provocar uma infecção. A única coisa que faz é deixar a pessoa desconfortável e com frio”, acrescenta.

Claro que não é boa ideia sairmos à rua com o cabelo molhado e ‘mal vestidos’. Isto porque o frio é um factor de stress para o corpo e (em casos extremos) pode levar à hipotermia – que afecta o sistema imunitário. No entanto, como já foi referido, esta questão não leva só por si ao desenvolvimento de uma doença infecciosa.