PS avisa: “É extemporâneo” mudar a lei do Trabalho

O PCP quer reativar a contratação coletiva, mas o PS não quer fazer agora esse debate. Os socialistas defendem que “é extemporâneo” mudar as leis do Trabalho enquanto está em vigor o acordo feito na concertação social que garantiu o aumento do salário mínimo nacional para os 547 euros este ano, que prevê que os…

"Parece-nos um debate extemporâneo", afirmou a deputada socialista Vanda Guimarães, que veio reafirmar a importância que o PS dá à concertação social.

"Os países mais avançados em matéria de defesa dos direitos sociais têm uma concertação social desenvolvida e extraordinariamente afinada", vincou Vanda Guimarães, que acha que o Parlamento não deve legislar antes de debater o assunto na concertação social.

"É nosso objetivo que a concertação social possa contribuir para a dignificação dos acordos. Não há acordos que sejam tão sustentáveis como os conseguidos na concertação social", afirmou a socialista que acha que "antes do debate da concertação não faz qualquer sentido" trazer o assunto para a Assembleia da República, como querem PCP e BE.

"Rejeitamos que a caducidade das convenções coletivas sirva de arma de arremesso das confederações patronais, mas não nos parece que seja útil um retrocesso às condições anteriores à revisão do Código do Trabalho de 2003", concluiu Vanda Guimarães.