Deputado do PS renuncia a mandato para fazer campanha

Domingos Pereira renunciou ao mandato como deputado do PS para ser candidato independente à Câmara de Barcelos.

O deputado socialista Domingos Pereira tem amanhã o seu último dia como parlamentar. O pedido de renúncia ao mandato foi entregue hoje.

"Entendi que não era sério manter-me como deputado ao mesmo tempo que faço campanha", anunciou ao i Domingos Pereira, que defende que dificilmente se consegue conciliar o trabalho parlamentar com uma campanha autárquica.

"Tenho de fazer campanha no terreno. São 61 freguesias. Para estar no terreno podia faltar e justificar as faltas com trabalho político, mas não é essa a minha maneira de estar na política", argumenta Domingos Pereira, que depois de anunciar a candidatura independente decidiu também entregar o cartão de militante do PS.

Na altura, chegou a especular-se sobre o impacto que teria na geometria parlamentar o facto de Domingos Pereira permanecer na bancada socialista como independente, mas o candidato autárquico deixou rapidamente a ideia de que não iria votar contra a disciplina do PS.

Agora, Domingos Pereira deixa mesmo de ser deputado.

Socialistas em luta em Barcelos

Recorde-se que Domingos Pereira, que já foi vice-presidente da Câmara, tinha sido o nome escolhido pela concelhia do PS de Braga para ser candidato autárquico, mas um conflito interno local acabou por o afastar.

Dias antes de ser nomeado pela concelhia, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, retirou todos os pelouros ao então ainda seu vice-presidente, Domingos Pereira, que era também presidente da concelhia local.

Em reação, a concelhia socialista liderada por Domingos Pereira retirou a confiança política a Miguel Costa Gomes.

O problema político gerado levou a Comissão Política Nacional do PS a avocar o processo, aplicando a moção que os socialistas aprovaram no último Congresso e que estabelece que os presidentes em funções devem recandidatar-se.

Assim, Miguel Costa Gomes foi o indicado pela Comissão Política Nacional do PS como candidato autárquico. E Domingos Pereira, que se demitiu da liderança da concelhia, acabou por entregar o seu cartão de militante socialista e por anunciar uma candidatura independente.

Há oito anos que o PS lidera a Câmara de Barcelos. Desta vez, o candidato socialista terá a oposição do agora independente Domingos Pereira, enquanto Mário Constatino é nome indicado pelo PSD.

Com duas candidaturas na área socialista, as contas podem complicar-se e é por isso que Domingos Pereira decide agora aplicar-se a fundo na campanha, abandonando o lugar na Assembleia da República.

"Isso significa que qualquer que seja o resultado, deixo de ser deputado. São decisões que se tomam. Mas a política também é isso", diz Domingos Pereira.