Há hábitos que parecem inofensivos mas podem prejudicar muito a sua saúde

Alguns hábitos parecem não ser prejudiciais, mas podem acabar por se revelarem bastante ‘perigosos’ à sua saúde, neste caso aos seus olhos.

Já se sabe que estar demasiado perto da televisão, ler deitada de lado, dormir sem tirar a maquilhagem e etc, são fatores que interferem com a saúde dos seus olhos, mas estes não são os únicos erros cometidos. Há outros ainda mais graves.

Utilizar sempre a mesma caixa de lentes de contacto

Usar a mesma caixa das lentes durante meses ou anos pode ser um hábito muito prejudicial para os olhos. A possibilidade de acumulação de germes é muito grande, assim como o contágio desses mesmos germes para as mãos e para as próprias lentes. O mesmo pode acontecer mesmo que mude regularmente o líquido das lentes.

Mas afinal, qual é a consequência deste hábito?

Há a possibilidade de provocar uma úlcera da córnea, uma infeção dolorosa que pode causar irritação, comichão e sensibilidade à luz e, de acordo com o oftalmologista Ray Chan, o ideal seria mudar a caixa das lentes de contacto de três em três meses e esterilizá-las em água a ferver, pelo menos, uma vez por semana.

Água da torneira

Utilizar a água da torneira para limpar as lentes de contacto também é um erro grave, pois pode chegar mesmo a causar cegueira.

A água possui uma bactéria que pode causar cataratas que levam à cegueira, sendo que a utilização de água destilada para as lentes é sempre a melhor opção e também a mais segura.

Água das piscinas

O mesmo acontece com a água das piscinas, uma vez que esta possui micro-organismos e bactérias que podem deixar os olhos irritados e bastante sensíveis.

Coçar muitas vezes os olhos

Embora exista uma certa sensação de prazer ao coçar os olhos, fazê-lo é também prejudicial para a saúde.

Este gesto / hábito pode causar uma rotura nos vasos sanguíneos e deixá-los mais sensíveis. Para além de ser prejudicial, os olhos são coçados com as mãos (muitas vezes sem serem lavadas) e a probabilidade de contágio de germes e bactérias é muito maior, podendo ainda causar infeções, como é o caso da conjuntivite.

Extensões de pestanas

Apesar de estar na moda, as pestanas falsas podem trazer muitos problemas para a sua saúde ocular, uma vez que estas podem trazer dor, irritação nos olhos e ainda uma possível reação do sistema imunitário, avança o oftalmologista.