Offshores: Depois de um mês de bloqueio, caso volta à cena

Passou um mês desde que Maria Luís Albuquerque pediu para adiar a sua audição sobre o caso das offshores alegando motivos pessoais. O adiamento já estava a causa mal-estar no PS, mas a ex-ministra das Finanças e deputada do PSD agendou finalmente a sua ida à Comissão de Orçamento e Finanças.

Maria Luís Albuquerque vai ser ouvida sobre o caso das offshores no dia 16 de maio. No dia seguinte, está previsto que sejam ouvidos novamente o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do seu Governo, Paulo Núncio, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.

O PS tinha resolvido adiar as audições a Núncio e Ralha enquanto não fosse possível ouvir os ministros das Finanças com responsabilidades entre 2011 e 2014, os anos em que terão saído do país para paraísos fiscais 10 mil milhões de euros que não passaram pelo crivo do Fisco.

Uma vez que Maria Luís Albuquerque ainda não tinha agendado nova data para ser ouvida, estas duas audições ficaram também pendentes.

Vítor Gaspar é que deve depor por escrito. O ex-ministro das Finanças de Pedro Passos Coelho está agora a trabalhar no FMI em Washington, motivo pelo qual não deverá vir depor presencialmente na Comissão de Orçamento e Finanças.