Moreira distancia-se do PS. Socialistas na expetativa

Rui Moreira não gostou de declarações de Ana Catarina Mendes, que afirmou que ganhar a Câmara do Porto seria uma “vitória do PS”

As relações entre Rui Moreira e o PS azedaram. Moreira quer deixar clara a mensagem de que a sua candidatura à Câmara do Porto é independente, não há arranjos de lugares como contrapartida e não é apropriável pelo PS. Por isso, ontem reuniu de urgência os seus conselheiros mais próximos para encontrar uma forma de reagir depois de não ter gostado de ler Ana Catarina Mendes, em entrevista ao “Observador”, a afirmar que conquistar a Câmara do Porto seria “uma vitória do PS”.

Para já, a reação no PS à fúria de Rui Moreira é cautelosa. Ana Catarina Mendes fez ontem uma declaração à Lusa para deixar claro que o quis dizer foi que os socialistas fariam parte da festa da vitória da autarquia, e não que o Porto passaria a ser uma câmara socialista com Rui Moreira como presidente. Apesar disso, contactada pelo i, não esteve disponível para fazer qualquer comentário à reunião convocada pelo independente.

Tiago Barbosa Ribeiro, líder da concelhia do PS/Porto que tem trabalhado de perto com Moreira no desenho do apoio do PS, assegura contudo ao i que não está nem nunca esteve em causa a independência do candidato.

“O apoio do PS nunca pôs em causa o caráter independente da candidatura, que nunca esteve dependente de qualquer arranjo de listas”, frisa Tiago Barbosa Ribeiro, explicando que os socialistas estão com Rui Moreira “porque se reveem no trabalho feito e no projeto para a cidade”. O líder da concelhia diz mesmo que “tudo o resto é ruído”.
O problema é que o ruído tem sido muito e tem vindo todo da direção nacional do PS, mesmo quando se traduz num silêncio considerado insuportável por Rui Moreira.

Foi o caso das declarações do eurodeputado socialista Manuel dos Santos que, ao i, disse que Moreira teria acordado com António Costa um lugar de ministro ou de eurodeputado em troca de não acabar o mandato para passar a presidência da câmara a Manuel Pizarro.
Rui Moreira desmentiu prontamente Manuel dos Santos e Tiago Barbosa Ribeiro escreveu no Facebook um post violento para com o eurodeputado, repudiando todas as acusações.

Silêncio Incômodo

O problema é que da direção nacional do PS não veio uma única palavra. Mais: a entrevista ao “Expresso” na qual Ana Catarina Mendes afirmou que o PS teria uma presença “representativa” nas listas de Moreira também caiu mal entre os próximos do independente. O autarca aproveitou mesmo uma entrevista ao “Público” para deixar claro que não existe qualquer acordo de lugares nem com os socialistas nem com os centristas – que também o apoiam.

Fontes socialistas admitem que a reunião convocada por Rui Moreira seja uma forma de “dramatização” para vincar a sua independência face ao PS e, pelo menos para já, não anteveem que esta crise acabe em divórcio.
Entre os próximos de Moreira não se preveem cenários do que pode acontecer, mas sublinha-se a importância de o autarca manter “a essência” de independência da sua candidatura e não se esconde o “mal-estar” com as declarações de Ana Catarina Mendes e Manuel dos Santos.

Contactada pelo i, fonte oficial do gabinete de Rui Moreira limita-se a confirmar a existência de uma reunião, sem acrescentar mais comentários.