Tem dores menstruais? Esta pode ser a solução ideal

Modalidade tem de ser praticada diariamente 

Uma revisão científica, recentemente realizada, sugere que as aulas de yoga podem ajudar a atenuar as dores menstruais. Podem mesmo ser mais eficazes do que os fármacos utilizados para essas situações.

A yoga promove uma maior sensação de bem-estar, um corpo mais flexível, mais tonificado e mais forte. Portanto, motivos não faltam para as pessoas se deixarem render a esta modalidade, sobretudo as mulheres.

Após a análise de 15 estudos acerca do tema, concluiu-se que o yoga pode fazer desaparecer as dores e cólicas menstruais, mas não só. Pode também atenuar sintomas comuns no sexo feminino, como é o caso da síndrome pré-menstrual, a síndrome dos ovários poliquísticos e o distúrbio disfórico pré-menstrual.

A revisão do estudo, que foi publicada na revista Journal of Alternative and Complementary Medicine e citada pela Time, sugere que a prática da modalidade ajuda também no alívio da sensação de inchaço e da mastalgia – dor mamária – e promove também uma maior sensação de bem-estar e um melhor humor nas mulheres, deixando-as mais relaxadas e concentradas.

Mas o efeito do yoga não é só físico. Segundo escreve a Time, os autores responsáveis pela revisão científica, defendem que a prática desta modalidade ajuda as mulheres a interpretarem melhor o seu corpo e aquilo que sentem, conseguindo assim controlar a dor, mentalmente e, de certa forma, resistir aos períodos de maior stress que estão associados à menstruação.

Para que esta solução tenha efeito, é necessário praticar yoga, pelo menos, uma vez por dia, ou duas a três vezes por semana.