França. Participação nas eleições presidenciais diminui em relação a 2007 e 2012

Dados divulgados pelo ministério do Interior francês apontam para 28,23% de participação ao meio-dia

Em França já se vota desde as 8 horas (menos uma em Portugal continental), quinze dias depois de Emmanuel Macron e Marine Le Pen terem logrado alcançar a segunda e decisiva volta das eleições presidenciais.

As urnas permanecerão abertas até às 18h em grande parte do país e até às 19h nas maiores cidades francesas, para que os mais de 47 milhões de eleitores possam decidir entre o candidato do movimento centrista En Marche! e a líder da extrema-direita francesa.

Com os olhos de toda a Europa fixados na corrida ao Eliseu – Le Pen promete abandonar o euro e realizar um referendo à União Europeia, em caso de vitória – a participação dos franceses não parece estar a corresponder à dimensão do momento.

Segundo os dados revelados pelo ministério do Interior, apenas 28,23% dos eleitores compareceu nas mesas de voto até ao meio-dia. Números ligeiramente inferiores aos verificados nas anteriores eleições presidenciais: em 2007 tinham participado 34,11% e em 2012 30,66%.

De acordo com as principais sondagens, Macron, de 39 anos, vencerá a eleição contra Le Pen, de 48, com cerca de 60% dos votos.