Novo gasoduto em direção à Turquia

A Gazprom anunciou que começou a construir um gasoduto no fundo do Mar Negro em direção à Turquia que poderá vir a servir a União Europeia (UE). 

“Começou a construção do Turkstream no Mar negro junto da costa russa”, revelou a empresa russa em comunicado.

“A implementação do projeto está dentro de prazo e os nossos clientes turcos e europeus terão no fim de 2019 numa nova rota segura para a importação de gás da Rússia”, afirmou o CEO da companhia energética, Alexei Miller.

A primeira versão do prejeto apareceu em 2014, no auge da crise da Ucrânia, depois de a UE ter bloqueado um gasoduto no Mar Negro Negro em direção à Bulgária.

A crise diplomática entre turcos e russos devido ao abate de um caça-bombardeiro russo pela avião turca na fronteira da Turquia com a Síria adiou o projeto, reativado depois de as relações entre Moscovo e Ancara terem sido melhoradas.

O Turkstream terá capacidade de transportar 15,75 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano e serve o objetivo de a Rússia reforçar a capacidade de fornecer gás à Turquia, mas também tornar o país uma rota alternativa à Ucrânia para fornecer gás à Europa.