‘Salazar e Sócrates são parecidos nas origens’, diz historiador

Escocês lembra com graça que nunca ninguém processou Salazar

Neill Lochery, um historiador escocês, vê semelhanças entre duas das figuras portuguesas mais polémicas da história mais recente: António Oliveira Salazar e José Sócrates.

Fã confesso do país e interressado na sua história, o escocês publicou recentemente o terceiro volume dos seus estudos sobre o Portugal do Estado Novo a partir da II Guerra Mundial, o da democracia e até ao ano de 2016.

No seu livro, Neill Lochery faz pelo menos uma chamada de atenção para um ponto comum entre Salazar e Sócrates. Para o autor, o facto de nenhum dos dois ser das duas grandes cidades portuguesas: Lisboa e Porto, é de assinalar.

“Ambos são outsiders dessas elites. Não sei se um e outro são comparáveis, mas considero ser possível dizer que Salazar e Sócrates são parecidos nas suas origens quando se olha sob essa perspetiva do outsider e do seu passado”, afirmou o historiador, numa entrevista ao Diário de Notícias.

Salazar, continuou o autor “vinha de perto de Santa Comba Dão e Sócrates da Covilhã; ambos são governantes que não fazem parte da elite lisboeta e acho que isso é um fator importante. Noutros termos não serão comparáveis, pois creio que nunca ninguém processou Salazar”.

Por outro lado, o Lochery também lhes reconhece muitas diferenças. “Politicamente, são muito diferentes”, mas “tanto Salazar como Sócrates tiveram de enfrentar as elites de Lisboa para chegar ao poder, mesmo que aí se observe uma diferença, porque Salazar permaneceu muito mais fora do sistema. Até nos seus tempos livres optava por regressar ao Vimieiro para passar lá os fins de semana e as férias e voltar às suas raízes”, acrescentou.

Sobre Portugal, o autor sublinha que se trata de "um país estranho", pois embora a nível global e e coletivo não seja reconhecido, “tem indivíduos que atingem um sucesso enorme a nível internacional".