BCP. Lucros sobem para 50,1 milhões de euros

Resultados divulgados esta segunda-feira ficaram acima das previsões.

O Banco Comercial Português (BCP) apresentou um lucro de 50,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Um valor que não só fica acima das previsões dos analistas como também representa um aumento em relação aos 46,7 milhões de euros alcançados no mesmo período do ano passado. Uma subida de 7,4% “suportada no desempenho da atividade em Portugal”.

De acordo com o banco, “na atividade em Portugal, o resultado líquido aumentou 7,1 milhões de euros face ao primeiro trimestre do ano anterior, atingindo 9,0 milhões, beneficiando do efeito positivo do reembolso dos CoCos, concluído em 2017, e refletindo a manutenção da dinâmica comercial e o rigoroso controlo dos custos”. Isto porque houve um abrandamento quer no que respeita aos encargos com o pessoal como nos gastos administrativos. No total, os custos operacionais caíram para 238,3 milhões de euros. 

O banco destaca ainda que “a margem financeira ascendeu a 332,3 milhões de euros, aumentando 13,7% face aos 292,4 milhões alcançados no período homólogo de 2016”.

Na apresentação de resultados, Nuno Amado, presidente do BCP, aproveitou para destacar a queda de 2,9% no crédito a clientes, mas sublinhou que “já se nota uma inversão da tendência de redução do crédito tendo em conta a comparação face a março de 2016”.

As imparidades e provisões aumentaram para 203,2 milhões de euros, mais 15,5% que nos primeiros três meses do ano passado. Nuno Amado destacou ainda a cobertura da qualidade do crédito para quase 100%. 

O presidente frisou que se verifica uma redução de “ativos em risco desde 2013 de mais de 1000 milhões de euros e, neste semestre, já se verificou uma diminuição de 200 milhões”.