Mais uma besta

Leio no Diário de Notícias online: um homem de 47 anos atou o seu próprio cão ao seu carro, e depois arrancou, causando a morte sádica do animal, por cansaço.

O homem já foi detido e, segundo a lei espanhola, poderá agora ser condenado, de três meses a um ano de prisão efetiva. Espero bem que, ao contrário do que aconteceu recentemente em Portugal, os espanhóis deem o exemplo e o condenam a uma pena de prisão efetiva, à máxima possível, mas que de qualquer forma será sempre curta. Matar um outro animal vivo assim, com estes requintes de crueldade, esquece que, segundo me dizem os veterinários, os animais sofrem tanto a dor como nós, têm é maior resistência que os humanos.

Esteve não teve resistência que chegasse, e foi morto sadicamente pelo próprio dono. Há pessoas que são muito fracas, e que precisam de ajuda, como a que Marcelo Rebelo de Sousa distribuiu esta noite refeições pelos sem abrigos do Porto, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Porto. Mas esta iniciativa, por muito louvável que seja (já alguém imaginou Cavaco a fazer o mesmo?), não ajuda os mais fracos e desprotegidos entre os mais fracos, que são os nossos companheiros indefesos de quatro patos.

O colégio onde o meu filho frequenta a escola primária tem uma grande variedade de animais de estimação: cães, ovelhas, galinhas e galos, etc. Acho a iniciativa muito positiva, pois assim as crianças apercebem-se desde muito cedo que não estamos sozinhos no Universo, e que temos que o partilhar.

Quanto ao Mal, nunca encontrei explicação para Ele (um homem que faz isso está possesso pelo Demónio), e surpreendo-me sempre com o seu ar normal e vulgar. Pode estar (e está) em qualquer parte.