Morte de amigos em Santarém: imagens no Facebook podem ser peça-chave

Amigos terão ingerido ervas venenosas

Os dois homens que morreram no sábado durante uma caminhada de sobrevivência em Alcanhões, Santarém, terão ingerido ervas venenosas durante o percurso.

Segundo o Correio da Manhã, esta hipótese foi levantada pelas autoridades depois de terem sido analisadas fotografias e comentários publicados nas páginas no Facebook das vítimas no dia do acidente.

Filipe Namora, de 43 anos, escreveu: “Ando a funcho e a cenouras do mato eheh. O teu marido ainda me envenena com estas ervas”. Esta era a resposta à namorada do companheiro de viagem, Ricardo Marques, militar da Força Aérea, de 32 anos.

Na sua página, Filipe publicou uma imagem do que parece se ruma cenoura do mato. No entanto, esta planta (daucus pusillus) pode ser facilmente confundida com a cicuta (conium maculatum), uma planta venenosa.

De acordo com o Correio da Manhã, Filipe ligou nessa tarde para os Bombeiros de Pernes a pedir ajuda, dizendo que Ricardo não conseguia caminhar e sentia-se indisposto – a paralisia muscular e o ardor no estômago podem, segundo o mesmo jornal, ser sintomas provocados pelo envenenamento por cicuta.

No entanto, as autoridades avançam ainda com outra hipótese: os caminhantes podem ter ingerido um vegetal ou um fruto que tenha sido curado com pesticidas. A hipótese de crime está praticamente excluída.