Efacec regressa aos lucros em 2016 com 4,3 milhões de euros

A Efacec Power Solutions fechou o ano de 2016 com um lucro de 4,3 milhões de euros. Os resultados de 2016 comparam assim com prejuízos de 20,5 milhões de euros em 2015.

A verdade é que representa uma reversão da tendência, já que falamos dos primeiros resultados positivos desde 2012.

As receitas atingiram os 431,5 milhões de euros no decorrer do ano passado, o que representa mais 15,5 milhões de euros em relação a 2015.

Em conferência de imprensa, Ângelo Ramalho, presidente executivo da empresa, sublinhou que o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 34,9 milhões de euros: “um salto de cerca de 25 milhões de euros".

Para Ângelo Ramalho, “a inversão da performance negativa anterior, que foi alcançada em 2016, assim como os contratos e parcerias celebrados ao longo do ano, demonstram que a Efacec possui o talento e as competências tecnológicas e de gestão assim como a confiança dos clientes e parceiros de negócio para se assumir, cada vez mais, como um player de relevo nos setores energético, ambiental e de mobilidade”.

Outro dos pontos destacados pela Efacec está relacionado com a presença em mercados externos até porque se verificou que “que aproximadamente 80% da sua atividade é desenvolvida em mercados externos. No que concerne a receitas por país ou mercado de atuação, Portugal encabeça a lista com 103,1 milhões de euros, seguindo-se América Latina (55,6 milhões de euros), Reino Unido e Irlanda (54,2 milhões de euros), Angola (48,5 milhões de euros) e Europa Ocidental (32,5 milhões de euros)”.

De acordo com Ângelo Ramalho importa ressalvar que “A Efacec assume-se hoje como uma empresa com uma vocação fortemente exportadora. Esta exposição, cada vez maior, à envolvente internacional, conjugada com o nosso amplo portefólio de negócios, permite-nos mitigar o risco global da atividade mas também nos coloca desafios cada vez maiores”.

Até 2020 a Efacec pretende crescer em volume de negócios, estar entre os três líderes no domínio da inovação e tecnologia e ainda ser uma das empresas de referência para recém-licenciados nas áreas da engenharia, marketing e gestão.

De acordo com Ângelo Ramalho, um dos grandes objetivos é obter, em 2020, "700 milhões de euros" em receitas.

“2016 foi um ano muito importante para a Efacec pelo lançamento de um amplo projeto de transformação, visando assegurar a competitividade e sustentabilidade da empresa e reafirmá-la como uma marca de referência à escala nacional e internacional”, sublinha o CEO da empresa, acrescentando: “A performance em 2016 demonstra que a Efacec tem portefólio de negócios e talento necessário para criar valor para os nossos clientes, acionistas e colaboradores. Efetivamente, os resultados alcançados não teriam sido possíveis sem o compromisso, dedicação e trabalho árduo dos nossos colaboradores”.