Salvador Sobral pode ou não passar à final hoje?

O cantor português irá representar Portugal na Ucrânia.

Nesta terça-feira, às 20h00, a RTP vai transmitir em direto a primeira semifinal do Festival da Eurovisão da Canção, onde Salvador Sobral irá representar Portugal com a múscia “Amar pelos dois”, podendo ficar já classificado para a grande final.

A primeira meia-final será composta por 18 canções e hoje ficará a saber-se quais os 10 países que passarão à final, que decorrerá no próximo sábado, em Kiev, na Ucrânia.

Os ‘Big 5’, isto é, França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália, são qualificados diretamente para a final do festival por serem os que mais contribuem para a União Europeia de Radiodifusão, desde 2000. No entanto, a Itália apenas se juntou a este grupo em 2010.

Após os 18 países atuarem esta terça-feira, será passado um vídeo, com duração de um minuto, a exibir três dos seis países qualificados para a final – o país anfitrião, a Ucrânia, também passa automaticamente. Hoje, serão exibidas as canções de Espanha, Itália e do Reino Unido.

Na próxima quinta-feira irá realizar-se a segunda semifinal, de onde passarão os restantes 10 países que estarão presentes na final do festival.