Mais de 1000 empresas com gasóleo profissional

O regime do gasóleo profissional chega a mais de 1000 empresas, quase 8000 veículos e está implementado em quase 2600 postos de abastecimento, que corresponde a quase 70% do mercado.

Os dados foram revelados pelo ministro-adjunto numa audição conjunta nas comissões parlamentares de Orçamento e de Economia sobre a política fiscal do governo em matéria de combustíveis.

Segundo Eduardo Cabrita, em fevereiro, o abastecimento de combustível no regime de gasóleo profissional permitiu abastecer cerca de 12 milhões de litros em 7702 camiões de mais de 35 toneladas pertencentes a 1049 empresas.

O governante garantiu também que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem reembolsado os contribuintes do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em 45 dias, metade. O reembolso rondou os 1,3 milhões de euros em janeiro e 1,6 milhões em fevereiro.

Eduardo Cabrita disse ainda que o Governo não tem dados sobre o desvio de tráfego e de consumo de Espanha para Portugal, mas adiantou que houve um crescimento de 9% nas vendas de gasóleo nos concelhos onde o regime profissional foi implementado inicialmente.

"Criámos algo que foi discutido durante décadas: um fortíssimo instrumento de apoio à competitividade e que elimina o diferencial fiscal com Espanha", afirmou o governante.

O regime de gasóleo profissional foi alargado este ano a todo o território nacional, depois de ter sido aplicado, durante quatro meses, em fase piloto, em postos de abastecimento de quatro zonas fronteiriças – Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde Ficalho.

O regime do gasóleo profissional passa pela devolução de parte do ISP pago pelas empresas com veículos de peso bruto superior ou igual a 35 toneladas, o que elimina o diferencial de cerca de 11 cêntimos por litro de gasóleo face à carga fiscal espanhola.