Montepio passa de prejuízos a lucros

A Caixa Económica Montepio Geral teve um lucro de 11,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Nos primeiros três meses de 2016 tinha revelado prejuízos de 19,8 milhões de euros. O número resulta da “recuperação dos resultados do negócio ‘core’ e da melhoria da eficiência da estrutura operativa”.

De acordo com o comunicado da instituição financeira publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a margem financeira aumentou 35,6% para 71,1 milhões de euros, valor que o banco atribui à redução do custo dos depósitos.

Já as comissões líquidas subiram 23,7% para 26,1 milhões de euros, beneficiando, segundo o banco, da “maior dinâmica de negócio".

O banco lucrou ainda 7,5 milhões de euros com operações financeiras, que comparam com prejuízos de 4,8 milhões de euros nos três primeiros meses de 2016. Segundo o comunicado estes lucros "incorporaram a realização de mais-valias na carteira de dívida soberana e ganhos na carteira de negociação".

O banco revela ainda que houve uma redução homóloga dos gastos operacionais em 9,3% para 67 milhões de euros. O número reflete o impacto do processo de reestruturação que a instituição levou a cabo.

Em pessoal, o banco gastou entre janeiro e março 41,8 milhões de euros, menos 25,8% face ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses o banco tem vindo a reduzir pessoal.

A Caixa Económica Montepio Geral tinha no final de março 3592 trabalhadores, menos 201 do que em março de 2016. Já todo o grupo Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) tinha 4156 funcionários, neste caso menos 174 do que há um ano.