Deputado do PAN sob pressão nas redes sociais

André Silva atacou encontro nacional de caçadores em 2017 com fotografia tirada na Alemanha em 2013. Daniel Catalão não achou graça

“Este domingo decorreu em Santarém o 25º encontro nacional de caçadores, onde marcou presença o baronato da indústria da caça”, escreveu André Silva, o deputado do Partido Pessoas Animais e Natureza [PAN] na rede social Facebook, sob uma imagem de uma raposa morta com as suas crias, uma carabina de caça e um chapéu verde, mais tradicional. 

“Cada vez há menos caçadores, cada vez há mais chacinadores”, realçou o político defensor dos animais. 
Daniel Catalão, jornalista, escreveu de volta, exigindo ao deputado um, pelo menos, um pedido de desculpas.
Catalão, também na rede social, acusa André Silva de procurar “manipular as consciências ilustrando um texto com uma imagem que induz em erro”, pois “quem vê a sua publicação imediatamente pensa que a imagem da raposa morta e respetivos filhotes foi tirada no encontro de caçadores em Santarém quando, afinal, foi na Alemanha”.

O texto de Catalão tornou-se viral com quase 400 likes e uma centena de partilhas.

O PAN PILHOU?

É que a fotografia utilizada para ilustrar o texto do parlamentar do PAN terá sido “pilhada”, estando “propositadamente descontextualizada para acirrar os ânimos dos incautos”.
“Se pretende defender as suas causas com dignidade, dê-se ao respeito porque, atualmente, é deputado da República Portuguesa. Se o objetivo de vossa excelência é mimetizar os imbecis que pululam o Facebook, continue. Está definitivamente no bom caminho!”, rematou Catalão, que diz não ser “caçador nem pescador nem vegetariano”. 

Não era um artigo de jornal…

Contactado pelo i e instando a responder às críticas, o deputado do PAN defendeu-se com o facto de a publicação do seu texto ser “numa página pessoal de uma rede social e não um artigo de jornal”. 
“A fotografia não é diferente do que se faz aqui e ali. Foi aquela como podia ter sido outra”, garante o ativista.

Em 2015, o PAN elegeu o seu primeiro e único deputado, André Silva.