Derrama estadual: Governo disponível para aceitar ideia do PCP

O PCP defende o aumento da derrama estadual para as empresas com lucros superiores a 35 milhões de euros. António Costa abriu hoje a porta a estudar essa hipótese.

"Serão consideradas todas as hipóteses", prometeu António Costa, depois de Jerónimo de Sousa voltar a lembrar que o PCP tem uma proposta para aumentar a derrama estadual para as empresas com lucros superiores a 35 milhões de euros.

Para os comunistas, esta pode ser uma forma de ir buscar receitas fiscais que ajudem a compensar a reversão do "enorme aumento de impostos" decidido por Vítor Gaspar, através da criação de 10 novos escalões e da redução das taxas para os escalões mais baixos do IRS.

Essa é uma das negociações que o PCP tem em curso com o Governo na preparação do Orçamento do Estado para 2018, sendo certo que o Executivo pretende aplicar um ritmo mais lento na reversão do aumento do IRS feito pelo anterior Governo.

Uma vez que o que está em causa é uma perda forte de receitas, o PCP tem apresentado propostas para ajudar a compensar essa quebra.

Hoje, António Costa abriu pela primeira vez a porta a viabilizar este aumento da derrama estadual para as empresas com lucros superiores a 35 milhões de euros, assegurando que essa ideia do PCP será analisada pelo Governo.