Álvaro Almeida: “Sou um independente diferente”

Será que o Porto vem confirmar a tese de Jorge Coelho de que “os independentes são muito imprevisíveis”?

Ficou para a História a tirada de Jorge Coelho segundo a qual “os independentes são muito imprevisíveis”. A frase já serviu de mote a muitas brincadeiras, mas torna-se mais atual quando se olha para a rutura entre o independente Rui Moreira e o PS. Quando, do lado do PSD, o candidato à Câmara do Porto é outro independente, é hora de perguntar: “Os independentes são mesmo muito imprevisíveis?”

Álvaro Almeida tem a resposta na ponta da língua. Da sua parte não haverá surpresas, garante o homem que encabeça uma das candidaturas rivais a Rui Moreira. “Não vou andar ao sabor do vento. Não me vou coligar com o BE ou com a CDU só porque dá jeito”, afirma ao i o candidato, que diz que, se há coisas que o aproximam de Moreira, é mais forte o que o afasta.

“Somos os dois independentes, o que quer dizer que pensamos pela nossa cabeça. A diferença é que as pessoas sabem o que eu penso”, diz Álvaro Almeida, que acusa o atual presidente da Câmara do Porto de ter assumido uma atitude de “inconsistência e incerteza” que não dá garantias a quem votar nele.

Para sustentar o que diz não recorre apenas ao episódio que culminou no divórcio entre Rui Moreira e Manuel Pizarro, mas à génese de um casamento que parecia improvável entre um independente próximo do CDS e um socialista. “Em 2013, Moreira foi eleito por um eleitorado que não tem nada que ver com o PS e, mal chegou à câmara, juntou-se aos socialistas para governar”, nota Almeida.

No seu caso, garante, será tudo diferente. Porquê? Porque concorre pelas listas do PSD. “Rui Moreira é um independente indefinido. Eu sou um independente diferente. Tenho o enquadramento de ir nas listas do PSD”, afirma.

Álvaro Almeida parece, por isso, alinhar até certo ponto com a tese de Jorge Coelho que tantas vezes foi alvo de caricatura. “O que esta situação no Porto demonstra é que um independente cuja ação política não está devidamente enquadrada é um risco. Porque pode mudar de ideias de um dia para o outro”, defende, para concluir que um independente “pode ser um risco se não estiver enquadrado numa lista partidária”.

O sucessor de Rui Rio

O que Álvaro Almeida agora quer tentar demonstrar aos portuenses é que a verdadeira alternativa à política de Moreira para o Porto é a sua.

Bragança Fernandes, líder da distrital do PSD do Porto, dá uma ajuda a quem não conhece o candidato, apresentando–o como o sucessor de Rio. “O PSD tem um histórico de trabalho no Porto e Álvaro Almeida é um seguidor da política de Rui Rio.”