Estudo revela que alarme de 10 em 10 minutos não é boa ideia

Este é um erro muito frequente 

Estar constantemente a acordar e a voltar a adormecer ao início da manhã não faz bem à saúde, é o que diz um estudo feito por Mary A. Carskadon, uma professora de Psiquiatria e Comportamento Humano na Universidade de Brown, em Rhode Island, nos EUA.

Em entrevista ao site The Huffington Post, Carskadon afirma que colocar o despertador com alarme de cinco ou dez minutos de intervalo é um erro que os indivíduos adotam diariamente.

Segundo as suas palavras este processo faz com que a sensação de sono e cansaço aumente, ao contrário do que muitos pensam, causando consequentemente sonolência ao longo do dia e dificuldade em concentração.

“O corpo precisa de tempo para se preparar para acordar. Quando voltamos a dormir, o corpo pensa: ‘Falso alarme! Acho que não preciso de fazer nada’ e instala-se novamente no sono. Quando aquela campainha tocar uma segunda vez, o corpo e cérebro são apanhados de surpresa, resultando num sentimento de confusão chamado inércia do sono [estado de sonolência que acontece quando acordamos de forma repentina de um sono profundo]”, acrescentou Rafael Pelayo, especialista do sono no Centro de Medicina do Sono da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA.