Turismo na Páscoa ajuda inflação a subir

A inflação subiu para quase 2% em abril devido ao impacto da Páscoa no setor do turismo, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 1,98% no mês de abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, uma subida em relação aos 1,37% registados um mês antes.

Esta é a maior variação anual desde dezembro de 2012 (quase quatro anos e meio), mês em que os preços tinham registado um avanço anual de 1,92%.

“Esta aceleração foi em larga medida determinada pelos aumentos das contribuições para a variação homóloga do IPC da classe dos Restaurantes e Hotéis e dos Transportes, refletindo sobretudo o efeito associado ao feriado móvel da Páscoa, que ocorreu em abril enquanto no ano anterior ocorreu em março”, justifica o INE.

Os preços nos restaurantes e hotéis subiram mais 5,7% em termos homólogos e os transportes 4,6%, sendo ainda de destacar a subida dos preços de 2,7% no lazer e cultura.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) – o indicador de inflação mais apropriado para comparações entre os diferentes países da UE – subiu 2,4%, mais 1% face ao “verificado no mês anterior e superior em 0,5 p.p. ao estimado pelo Eurostat para a área do Euro”.

Em relação à inflação subjacente, que exclui os preços mais instáveis dos bens alimentares e dos produtos energéticos, a variação homóloga foi de mais 1,1% face a março, atingindo os 1,7%, o valor mais elevado desde abril de 2012.

A inflação de abril está em linha com a meta do Banco Central Europeu de um valor próximo mas abaixo dos 2%.