Fátima. O menino por trás do ‘milagre’

Os médicos não acreditavam na recuperação de Lucas

Um menino de nove anos, Lucas, é a criança que a Igreja acredita ter sido curada graças à intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, que viram assim reconhecido o 'milagre' que abriu as portas à sua canonização.

A explicação do 'milagre' foi dada hoje em Fátima pelos pais perante mais de 100 jornalistas, presentes na sala de imprensa em Fátima. A vinda a Portugal da família brasileira deve-se ao facto de o Papa Francisco vir assinalar o Centenário das Aparições e, na mesma ocasião, vir canonizar Francisco e Jacinta.

O pai de Lucas, João Batista, leu uma declaração na qual explicou, visivelmente emocionado, a recuperação do seu filho.

Lucas enquanto brincava com a sua irmã caiu de uma janela, tendo ficado gravemente ferido e acabando por perder tecido cerebral. Os prognósticos médicos diziam que o menino, caso sobrevivesse ficaria em estado vegetativo ou com graves deficiências cognitivas.

Os pais acreditam que a criança recuperou por causa da fé que uma irmã Carmelita tem nos pastorinhos de Fátima. A irmã ao saber da história de Lucas rezou aos pastorinhos e 13 dias depois, o menino teve alta, tendo hoje uma vida normal como qualquer outra criança.