Lucros da REN aumentam 121,5% para 13,5 milhões no 1º trimestre

Este aumento deve-se à melhoria dos resultados operacionais e da performance financeira da companhia.

A REN apresentou um resultado líquido de 13,5 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, o que representa um acréscimo de 121,5% face a igual período do ano. Este resultado deve-se à “descida progressiva do custo médio da dívida”.

O EBITDA situou-se nos 123,7 milhões de euros, um aumento de 2,1% relativo ao mesmo período do ano passado.

O resultado líquido é, assim, bastante superior devido à redução dos custos com a dívida, que levou o resultado financeiro da empresa a melhorar 33,9% face ao período homólogo, uma poupança de 7,9 milhões de euros. No entanto, no geral, a dívida líquida aumentou 2,8% com a compra de 42,5% do capital social da Electrogás e ficou ligeiramente acima dos 2.543 milhões de euros.

Recorde-se que a companhia concluiu a 7 de fevereiro a compra da participação de 42,5% do capital social da companhia chilena, com a Electrogás a contribuir com 1,7 milhões de euros para o EBITDA da REN no primeiro trimestre.

Já o investimento cresceu 1,9 milhões de euros para um total de 13,2 milhões de euros, com a maioria a corresponder a investimentos na eletricidade (11,8 milhões de euros).