PT e NOS alvos de ataque informático a nível internacional

EDP  cortou os acessos internet na sua rede, como medida preventiva.

A Portugal Telecom (PT) a NOS são algumas das empresas portuguesas que estão a ser alvo de ataque informático a nível internacional, apurou o i.

"Foi detetado um ataque informático a nível internacional, com impacto em vários países, nomeadamente Portugal, afetando diferentes empresas de vários setores. Na PT, todas as equipas técnicas estão a assumir as diligências necessárias para resolver a situação, tendo sido ativados todos os planos de segurança desenhados para o efeito, em colaboração com as autoridades competentes. A rede e os serviços de comunicações fixo, móvel, móvel, internet e tv prestados pelo MEO não foram afetados", revela fonte oficial da PT.

Aos trabalhadores, a operadora já deixou indicações: "por questões de segurança, faça power-off ao seu PC Windows e desligue-o da rede. Aguarde novas orientações", revela a mensagem que está a ser divulgada junto dos trabalhadores da PT.

Também a multinacional espanhola Telefónica foi atacada, o que levou a empresa a desligar todos os equipamentos da sede central, em Madrid.

No início da tarde circularam informações que também a EDP, a KPMG e a Vodafone também teriam sido alvo de ataque informático, mas as duas empresas já vieram desmentir. A eléctrica portuguesa esclareceu ainda que "tendo conhecimento do ataque massivo que está a acontecer nas organizações, na Península Ibérica, a EDP em coordenação com outras entidades, em concreto com a Polícia Judiciária, decidiu cortar os acessos internet na sua rede, como medida preventiva, não tendo ainda registo de incidentes no parque informático da sua organização".

Também a KPMG reagiu e garantiu que "está a operar de forma normal, não tendo sofrido qualquer ataque informático durante o dia de hoje", acrescentando ainda que "alertou os seus colaboradores para que todos estejam atentos ao comportamento das suas máquinas, verificando entre outros que têm o antivírus atualizado". Ao mesmo tempo promete fazer "uma monitorização atenta e rigorosa de toda a nossa estrutura tecnológica", garantindo que a informação residente nos sistemas está salvaguarda.

Contactada pelo i, fonte oficial da Microsoft disse apenas estar atenta, remetendo para mais tarde qualquer tipo de esclarecimento.

.