Golfe. Filipe Lima sai e reentra no Top-10

Ricardo Santos e Pedro Figueiredo celebraram o “Tetra” do Benfica e regressaram motivados para a última volta em Portimão

Filipe Lima saiu e regressou ontem (Sábado) ao top-10 e parte hoje (Domingo) para a última volta do 55º Open de Portugal@Morgado Golf Resort no 6º lugar, a 7 pancadas do líder, que continua a ser o inglês Matt Wallace.

Quando ontem de manhã se concluiu a segunda volta, três portugueses tinham passado o cut, com Pedro Figueiredo a juntar-se a Filipe Lima e Ricardo Santos, que tinham carimbado o passaporte na véspera. Pelo caminho ficou o nº1 português, Ricardo Melo Gouveia.

No entanto, devido às boas condições de jogo matinais em Portimão, propícias a birdies, Filipe Lima acabou por sair do top-10 e ficar no grupo dos 11º classificados.

O português residente em França foi então jogar a terceira volta e chegou a andar no top-5, terminando a penúltima jornada no grupo dos 6º classificados, com 209 pancadas, 10 abaixo do Par, após voltas de 67, 71 e 71.

Hoje, Filipe Lima poderá superar a melhor classificação de sempre de um profissional português neste torneio do European Tour, um recorde nacional que lhe pertence, quando foi 3º em 2005.

Já Ricardo Santos, que vinha em crescendo, sentiu hoje dificuldades com o vento mais forte que se levantou à tarde. O campeão nacional foi o único dos três portugueses a jogar hoje acima do Par, caindo para o grupo dos 35º classificados, com 214 pancadas, 5 abaixo do Par, somando voltas de 71, 69 e 74.

Ricardo Santos também poderá melhorar o seu recorde pessoal na prova. Na outra única ocasião em que passou no cut no Open de Portugal, em 2009, foi 54º.

Pedro Figueiredo, por seu lado, tinha razões para estar eufórico , uma vez que efetuou o segundo melhor resultado dos 11 portugueses presentes, com um cartão de 68 pancadas, 5 abaixo do Par, só ultrapassado pelas 67 (-6) de Filipe Lima no primeiro dia.

No entanto, o esforço mental a que foi sujeito para passar o cut e a consequente descarga de adrenalina, poderão ter-lhe custado à tarde, pois queixou-se bastante de um jogo pouco apurado. Mesmo assim, ainda jogou abaixo do Par, em 71 pancadas (-1), fixando-se no grupo dos 47º classificados, com 215 (-4).

Foi a segunda vez que “Figgy” passou o cut no Open de Portugal. Em 2008 foi 71º, pelo que, também ele deseja melhorar o seu registo na prova.

O inglês Matt Wallace continua a liderar aos 54 buracos, com 202 pancadas, 17 abaixo do Par, após voltas de 63, 66 e 73. Hoje deu os seus primeiros sinais de fraqueza e poderá acusar a procura de um primeiro título no European Tour. A sua vantagem sobre o alemão Sebastian Heisele foi reduzida de 5 para 3.

O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort é organizado pelo Grupo Nau Hotels & Resorts, pela FPG e pela PGA de Portugal. Conta para o ranking mundial, a Corrida para o Dubai do European Tour e a Corrida para Omã do Challenge Tour, distribuindo meio milhão de euros em prémios monetários.