Economia cresce 2,8% no primeiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 por comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação aos últimos três meses de 2016, cresceu 1%. 

Segundo as estimativas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativas aos primeiros três meses deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,8% em volume no primeiro trimestre do ano.

Este é o melhor crescimento trimestral homólogo dos últimos dez anos, igual ao do último trimestre de 2007, meses em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Em relação à variação homóloga, revela o INE, a "aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo". As exportações aumentaram mais do que o das importações.

Já a procura interna "manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente", com uma "desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento", aponta o gabinete de estatísticas.

Comparando com o quarto trimestre de 2016, o PIB cresceu 1% entre janeiro e março. O INE justifica o desempenho com a procura externa líquida, cujo contributo "passou de negativo para positivo, observando-se um significativo aumento das exportações de bens e de serviços, mais elevado que o das importações de bens e serviços".