Restaurante “A Valenciana” encerra após inspeção da ASAE

A conhecida churrasqueira “A Valenciana” foi obrigada a fechar portas, a semana passada, após uma inspeção da ASAE.

A chamada “operação relâmpago” decorreu na passada terça-feira, dia 9 de maio, e teve inspetores em dezenas de restaurantes, como foi o caso do Mercado da Ribeira e o Mercado de Algés.

A ASAE anunciou o fecho de 10 restaurantes, sem especificar exatamente quais foram e, de acordo com o Correio da Manhã, Homero Videira, um dos sócios da churrasqueira, afirmou que o restaurante terá fechado “voluntariamente”. "Confirmo que fomos alvo de uma inspeção. Foi-nos sugerido que mudássemos o piso da cozinha e da churrasqueira. Poderíamos continuar a funcionar, mas decidimos aproveitar para fazer uma remodelação do espaço, não só da cozinha e da churrasqueira como da própria sala de refeições".

O responsável garantiu que o encerramento do restaurante, que deverá demorar cerca de um mês, não tem nada a ver com questões de higiene que terão sido referidas pela ASAE, em comunicado divulgado.

Nesse mesmo comunicado, a ASAE referiu que "como resultado da ação foram fiscalizados 70 operadores económicos tendo sido instaurados 38 processos de contraordenação e 1 processo – crime, com a suspensão de atividade de 10 operadores económicos por falta de requisitos de higiene e apreendidos cerca de

Recorde-se que a Valenciana é das churrasqueiras mais antigas e ‘famosas’ de Lisboa e é conhecida pelo frango assado e pelos seus grelhados.