António Guterres condena testes com mísseis da Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o lançamento de um novo míssil balístico, realizado pela Coreia do norte, e considerou este exercício uma ameaça à paz e segurança na região.

"Esta ação viola as resoluções do Conselho de Segurança e é uma ameaça à paz e segurança na região", afirmou Guterres, através do seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

De acordo com o porta-voz, Guterres pede à Coreia do Norte que cumpra as suas obrigações internacionais.

A Coreia do Norte disparou, este domingo, um novo míssil balísticoe disse ser um novo modelo de "médio e longo alcance".

Este teste motivou diversas reações críticas, por parte de vários quadrantes, como foi o caso do Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, que pediram uma reunião de urgência ao Conselho de Segurança, marcada para esta terça-feira.

O Conselho de Segurança aprovou, recentemente, novas sanções para a Coreia do Norte e a China e os Estados Unidos estão a trabalhar em conjunto para desenhar uma nova resolução que seja ainda mais rigorosa.

O disparo do míssil balístico, o segundo num espaço de 15 dias, foi interpretado como um desafio, na sequência da recente eleição do novo Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In.

A NATO criticou o lançamento do míssil e apelou a Pyongyang para que incentive o desanuviamento da tensão, em vez de insistir "nas provocações".