Montepio. Vieira da Silva diz que “governo não dá ordens à Santa Casa”

Pedro Santana Lopes disse recentemente que iria decidir até ao final do mês de junho.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou que o "governo não dá ordens à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)". Esta é a resposta de Vieira da Silva aos deputados ao ser questionado sobre a possível entrada da Santa Casa no capital do Montepio.

O governante diz ainda que não só não dá ordem como também "nem as aceitaria", acrescentando ainda que há troca de impressões, o que no seu entender, "é normal".

"Esta convergência só se verificará se corresponder ao interesse da Misericórdia de Lisboa e se a mesa considerar que esse interesse é compatível", afirmou o ministro.

O governante disse que "obviamente que há" contactos entre o Ministério e a SCML, mas que a Misericórdia tem "uma grande autonomia" e que a troca de impressões "é a normal".

No final de março, o ministro Vieira da Silva disse que o gGoverno vê com "simpatia e naturalidade" a eventual entrada da SCML e de outras instituições da área social no capital da Caixa Económica Montepio Geral, o que levou os deputados da Comissão do Trabalho a chamarem o ministro com urgência ao parlamento para mais explicações.

Pedro Santana Lopes disse recentemente que iria decidir até ao final do mês de junho.