Mercados. Emissão de dívida com taxas mais baixas de sempre

Marcelo Rebelo de Sousa fala em “viragem na economia”.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) conseguiu vender, esta quarta-feira, um total de 1,5 mil milhões de euros nos dois prazos: cerca de mil milhões em Bilhetes do Tesouro a um ano e cerca de 500 milhões a seis meses.

Nos títulos a 12 meses, a taxa de juro média foi de -0,153%, o valor mais baixo de sempre; a seis meses também se registou um novo mínimo histórico de -0,210%.

A procura atingiu 1,62 mil milhões de euros para os Bilhetes a 12 meses, 1,62 vezes superior ao montante colocado, e 1,115 mil milhões de euros para os títulos a seis meses, 2,23 vezes o montante colocado.

Marcelo fala em "viragem na economia"

O presidente da República já veio elogiar esta ida ao mercado dizendo que "é mais uma boa notícia, que confirma a viragem de que eu falei ontem [terça-feira] na economia portuguesa. Os mercados estão a sentir a solidez financeira em Portugal, estão a sentir o crescimento e, por isso, o governo – e bem – tira proveito da situação, financiando-se num momento positivo e os mercados respondem com juros cada vez mais negativos", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

"Era impensável há um ano, há dois, há três, há quatro, que nós pudéssemos ir recolher dinheiro a seis meses, a um ano, a juros tão negativos, quer dizer que as pessoas ainda pagam para ter dívida pública portuguesa. Isso é bom", sublinhou ainda o chefe de Estado.