Era uma ilha isolada do mundo. Agora tem 38 milhões de pedaços de lixo

Todos os dias dão à costa 13 mil detritos

A ilha tem pouco mais de 3700 hectares, mas a verdade é que alberga 38 milhões de pedações de lixo. A ilha Henderson pertence ao grupo das ilhas Pitcairn e, durante muitos anos, foi considerada um paraíso para a biodiversidade. Atualmente, serve de depósito para milhões de pedações de lixo, na sua maioria plástico.

Segundo os investigadores, a ilha tem a maior densidade de detritos antropogénicos – aquele que resulta da ação humana – do mundo. Todos os dias dão à costa 13 mil detritos e, na verdade, a maioria do lixo – cerca de 68% – está enterrado na areia. “A quantidade de plástico é verdadeiramente alarmante”, disse à The Associated Press a autora do estudo, Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, Austrália. A conclusão do estudo foi publicada na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”. 

A ilha, território britânico ultramarino, está localizada entre a Nova Zelândia e o Chile e é reconhecida como património mundial da UNESCO. As razões para que esteja atualmente cheia de lixo deve-se ao facto de se situar no caminho de uma corrente marítima, recebendo assim o lixo dos navios que vêm da costa oeste da América do Sul.