Princesa do Japão abdica do seu estatuto real para se casar com ‘plebeu’

O mesmo já aconteceu em 2005, com a tia da princesa Mako (à esquerda na imagem)

A neta mais velha do imperador japonês Akihito vai abdicar do seu estatuto de família real para se poder casar com um 'plebeu'. A casa real anunciou, nesta terça-feira que a princesa e Kei Komuro, um antigo colega, vão ficar noivos brevemente.

A lei japonesa obriga a princesa a abdicar do seu estatuto para se poder casar com um 'plebeu', e o mesmo já tinha acontecido com a sua tia em 2005.

De acordo com o jornal inglês Metro, a princesa Mako e Kei Komuro conheceram-se num restaurante enquanto os dois estavam a estudar na mesma universidade, a Universidade Cristã Internacional do Tóquio.

O governo japonês considerou mudar a lei para que as princesas tivessem possibilidade de herdar o trono. No entanto, com o nascimento do princípe Hisahito em 2006, o governo descartou essa possibilidade.

A família real passa assim a ter 18 membros, dos quais seis são princesas, que caso se queiram casar com um 'plebeu' perdem os direitos reais, levantando várias questões acerca do futuro da realeza do Japão.