#aguapublica. DGS pede ajuda para localizar chafarizes estragados e lugares que deviam ter água potável

Iniciativa parte do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, em antecipação do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

Sente falta de bebedouros nos jardins onde passeia ou nos locais onde costuma correr? Ou até existem chafarizes mas estão estragados? Em antecipação do do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se assinala amanhã, a Direção Geral da Saúde lançou a iniciativa Água Pública, através da qual pretende promover o consumo de água pública e o seu fácil acesso em locais públicos.

“A água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos. Mas para que tal aconteça, é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares até locais públicos como estações de comboio e metro, aeroportos ou centros comerciais”, diz a DGS, em comunicado. “Quando a água não está disponível no espaço público, há uma tendência natural para a substituirmos por outras bebidas. Muitas vezes a oferta alternativa é constituída por bebidas mais caras, ricas em açúcares e com um impacto ambiental muito maior”.

A iniciativa, coordenada pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, pretende localizar locais onde falta oferta de água pública. O desafio, lançado aos portugueses, consiste na partilha de imagens de locais com bebedouro funcionais, locais onde estes não funcionam, ou locais onde faria sentido que existisse um bebedouro público, através da hashtag #aguapublica nas redes sociais, especialmente no twitter e no instagram.