Canelas goleia, aproveita “suicídio” dos adversários e festeja a subida

Rio Tinto e Rebordosa fraquejaram e entregaram de mão beijada a promoção à polémica equipa de Gaia, que assim está nos Nacionais

Agora é real: o Canelas 2010 está mesmo no Campeonato de Portugal. A equipa de Vila Nova de Gaia, que nos últimos anos fez nome nas divisões regionais da Associação de Futebol do Porto – a maior parte das vezes não pelos melhores motivos –, fez a festa a uma jornada do fim da fase de subida, ao vencer em casa o Maia Lidador por 4-1 e beneficiando dos tropeções dos mais diretos adversários: o Rio Tinto, que perdeu em casa com o Aves B (0-1), e o Rebordosa, que não foi além de um empate (1-1) na deslocação ao terreno do Lixa.
Assim, e quando falta apenas uma jornada para o fim da prova, o Canelas lidera com quatro pontos de vantagem sobre Aves B, Rebordosa (que visita na última ronda) e Rio Tinto, pelo que já é matematicamente impossível ser apanhado por qualquer dos adversários.
Este desfecho acabou por ser espoletado pela decisão surpreendente do Rio Tinto em boicotar o jogo desta segunda volta com a equipa gaiense, que deveria ter decorrido no último fim de semana. Com essa decisão, a equipa do concelho de Gondomar, na altura líder desta fase de subida, entregou de mão beijada o primeiro lugar ao Canelas – uma situação que foi recebida com surpresa e bastantes críticas pelos adversários, que se queixaram de um “campeonato desvirtuado” em entrevista ao semanário SOL.

só 17 jogos em 35 possíveis O Rio Tinto, recorde-se, foi o adversário do Canelas no famigerado jogo em que Marco Gonçalves, então atleta da equipa gaiense, agrediu o árbitro José Rodrigues logo aos dois minutos com uma joelhada na cabeça.
Na fase de subida, estes foram os únicos incidentes a registar nos encontros com o Canelas – equipa composta por vários elementos da claque “Super-Dragões”, afeta ao FC Porto, entre os quais o seu líder, Fernando Madureira. Na fase regular, porém, esta equipa esteve vários meses sem competir, devido à recusa de 12 adversários em jogar contra si – um dos quais, novamente, o Rio Tinto. Pelo meio, o treinador do Canelas, Milton Ribeiro, foi punido com um ano de suspensão. Ao todo, o Canelas disputou apenas 17 dos 35 encontros possíveis, somando 13 vitórias, um empate e três derrotas.
A decisão dos adversários em não defrontar a equipa de Gaia, recorde-se, prende-se com um clima de intimidação dentro e fora de campo que alegam sofrer de cada vez que têm de jogar com os gaienses – uma situação, refira-se, que já vem de outras temporadas. Este ano, ainda antes da agressão de Marco Gonçalves ao árbitro, tornaram-se virais vídeos onde se pode ver a conduta agressiva de alguns jogadores do Canelas nos encontros das distritais do Porto – os mesmos correram o globo, fazendo mesmo com que o Canelas acabasse apelidado de “equipa mais violenta do mundo” pela Imprensa espanhola, inglesa e até norte-americana. Apesar dos escândalos, a verdade é que o Canelas está mesmo nos campeonatos nacionais.