Os ateus são mais inteligentes? Estes estudos dizem que sim

De acordo com 63 estudos, os ateus são mais inteligentes do que os religiosos.

Um estudo realizado com base numa análise a 63 estudos mostrou que existe uma associação negativa entre a inteligência e a religião, concluindo que os ateus são mais inteligentes do que as pessoas religiosas.

O estudo foi feito por Miron Zuckerman, Jordan Silberman e Judith A. Hall da Universidade de Rochester e a Universidade do Nordeste conduziu a análise dos estudos. A associação negativa torna-se mais forte em pessoas que têm fé em muitas crenças religiosas.

Por outro lado, nas universidades, os adolescentes mais inteligentes estão mais inclinados a evitar a religião, pois de acordo com o estudo “se o ateísmo é reprovado em casa, pessoas com maior inteligência conseguem resistir à pressão da conformidade”.

Para além disso, as pessoas mais inteligentes são capazes de controlar melhor as suas crenças pessoais, o que os torna menos dependentes do apego à religião.

No estudo, as pessoas com os níveis mais altos de inteligência mantiveram os níveis de religião mais baixos em relação à população em geral.