O seu bebé ressona? Pode ser um indício de um problema de saúde

Crianças que ressonar com frequência podem desenvolver vários problemas de saúde.

O seu bebé pode ressonar por vezes se tiver cansado, constipado ou doente. No entanto, se o faz de forma constante provavelmente pode ser um indício de um problema de saúde.

Se o bebé ressonar quatro ou mais vezes por semana, segundo o site australiano Kidspot, pode ser motivo para alguma preocupação.

O otorrinolaringologista David McIntosh afirmou ao site que “a respiração é um processo automatizado, controlado pelo cérebro”, explicando que a obstrução das vias aéreas é o que nos faz ressonar. Os níveis de oxigénio no sangue são mais baixos, fazendo com que o cérebro aumente o esforço da respiração para compensar a obstrução, podendo causar vários problemas.

David McIntosh, ao observar várias crianças que habitualmente ressonam, notou que essas crianças têm indícios reduzidos de atenção, níveis mais elevados de problemas sociais e ansiedade, disfunções cognitivas, sintomas depressivos, dificuldades no pensamento lógico e problemas de memória.

O otorrinolaringologista observou mil crianças desde os seus seis meses de vida até aos seis anos de idade, tendo concluído que as que ressonavam tinham entre 50 e 90% mais probabilidades de desenvolver sintomas de perturbação de hiperatividade e défice de atenção do que as crianças que não o faziam.