Santa Casa investe em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário

A área social sempre teve um papel preponderante na vida da Santa Casada Misericórdia de Lisboa, daí quenão seja visto com surpresa o facto de esta instituição estar a investir em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário. Residências para idosos, quintas pedagógicas, residências e creches são alguns dos projetos em desenvolvimento.  

Santa Casa investe em espaços que promovem a intergeracionalidade e o apoio comunitário

Espaço Monsanto. No coração de Monsanto, próximo do estádio do Pina Manique

A Nestlé doou a sua antiga fábrica dos gelados Rajá à Santa Casa, que irá agora concretizar um projeto de inovação social. Em Monsanto vai nascer uma estrutura residencial assistida para seniores e pessoas com mobilidade reduzida. Serão incluídas todas as respostas terapêuticas necessárias para o desenvolvimento de quem ali se encontra em recuperação, com a construção de uma piscina adaptada, um centro de bem-estar e de um anfiteatro ao ar livre adaptado a cadeiras de rodas.  

Penha de França. Serviços de apoio domiciliário

Este espaço em remodelação no centro de Lisboa será destinado a serviços e cuidados, de forma temporária ou definitiva, a famílias ou pessoas que se encontrem numa situação de dependência física ou psíquica, mas que continuem a habitar no seu domicílio e não disponham de um apoio familiar. Terá várias salas de trabalho, lavandaria, copa, uma sala de atendimento e balneário.  

Marvila. Mitra. Polo de inovação social

O objetivo deste projeto é aproximar os públicos mais vulneráveis da comunidade existente naquele local. Entre as principais valências contam-se um restaurante, residência, creche, espaço multiúsos, lavandaria, quinta e centro psicogeriátrico – espaços que irão apoiar mais de 500 pessoas. Numa primeira fase, será realizada a reabilitação das coberturas, da fachada e infraestruturas dos 11 pábilos existentes neste conjuntode edifícios que constituem a Mitra.

Mafra. Quinta do Pousal. Hortas pedagógicas e jardim sensorial

Este novo projeto tem como finalidade o acolhimento social e residencial de longa duração de pessoas com multideficiência. A reabilitação dos antigos anexos da Quinta do Pousal, em Mafra, permitiu a criação de ateliês e de uma sala multiúsos, onde são expostos os trabalhos dos utentes. Foam criadas boxes para animais de pequeno porte – como galinhas, patos, ovelhas, cabras, coelhos, cães e um burro  – e está a ser elaborado um projeto para a construção de um jardim sensorial, que será um estímulo diário dos cinco sentidos dos residentes e também dos profissionais.

Quinta Alegre. Ligar gerações e apoiar quem dedicou anos de trabalho à Santa Casa 

A Quinta do Marquês do Alegrete, na Charneca do Lumiar, vai ser convertida num complexo constituído por três unidades. A Unidade Social, Palácio e Jardim Romântico, cuja obra está a terminar; uma Unidade Assistida, que integrará a casa dos aposentados da Misericórdia de Lisboa e alguns apartamentos para jovens e seniores independentes, e cuja obra está a decorrer; e a Unidade Residencial, em projeto. A intergeracionalidade esteve na base deste projeto, pelo que existirão zonas comuns de convívio para promover esta ligação entre gerações. As portas do palácio, um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público, estarão abertas para quem o quiser visitar e participar em eventos culturais e lúdicos, ateliês e oficinas.

Casas de Alcoitão. Residências de transição

As Residências Santa Casa, no Alcoitão, as primeiras com esta resposta, foram construídas para ajudar os utentes deste Centro com incapacidades motoras enquanto espaço que os ajude a fazer a transição dos cuidados hospitalares para a sua habitação. Cada uma das residências tem três quartos com casa de banho privativa, uma sala de estar e uma kitchenette. A Santa Casa já está a preparar a construção de uma segunda fase com mais residências em que o equipamento tecnológico também será considerado.

Rua dos Sapateiros. Creche

Na Rua dos Sapateiros, vai nascer uma nova creche da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para crianças até aos três anos A Santa Casa pretende preservar ao máximo o traçado do edifício, mas a intervenção em curso vai garantir a segurança, acessibilidade e bem-estar dos utilizadores. O edifício passará a ter um elevador para pessoas com mobilidade reduzida.  

Mouraria. Coleginho

O Coleginho, no Convento de Santo Antão-o-Velho, irá promover atividades culturais e sociais na Mouraria. O projeto inclui um auditório, um cibercafé, espaço para exposições, salas para diferentes atividades e ainda uma biblioteca. Na ala sul será construído um restaurante, uma sala de refeições, cozinha e respetivos serviços de apoio. No segundo piso, existirão 13 quartos para alojamento e uma residência para a congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.