Setúbal: Festival de música em nome da migração

Festival de Música de Setúbal decorre entre 25 e 28 de Maio. 

A inclusão social através da música é o tema central da programação. 1500 jovens de escolas e da comunidade local fazem parte do mesmo cartaz que músicos da Sinfonietta de Lisboa, do Coro Gulbenkian e da Grand Union Orchestra de Londres.

No Fórum Municipal Luísa Todi, o festival abre no dia 25 com os maestros Vasco Pearce de Azevedo e Kerem Hasan a dirigir pelas 21h30, um programa com concertos de Handel, Domenico Scarlatti e Stravinsky. No dia seguinte, na Igreja de São Simão (Azeitão), às 18h30, será apresentado o recital intitulado "Cordas Ibéricas" com o guitarrista bósnio Dejan Ivanovich e a Camerata do Festival de Setúbal a interpretar o "Concerto para Cordas em Ré" de Joly Braga Santos e ainda o "Concerto Mudéjar" de Antón Garcia Abril.

Sob a direção do maestro Paulo Lourenço à frente do Coro Gulbenkian, a Igreja do Convento de Jesus recebe, a 28 de Maio pelas 18h30, peças de música polifónica renascentista de compositores portugueses e espanhóis, ocasião em que está agendada a interpretação da obra de António Laertes inspirada no romance de Saramago "A Jangada de Pedra". Antes, pelas 16h, a jornalista e escritora Pilar del Río e o encenador João Brites (O Bando) têm conversa marcada com o público na Casa D’Avenida, local onde é possível visitar a exposição de fotografias de João Francisco Vilhena intitulada "Lanzarote, a Janela de Saramago".