Saiba como explicar o que é o terrorismo às crianças

Esta é uma questão sensível com a qual os pais têm de saber lidar

O terrorismo é uma das maiores ameaças que temos hoje em dia. No entanto, é bastante difícil explicá-lo às crianças.

É importante que as crianças entendam o que é o terrorismo, sem serem assustadas. É normal que crianças de diferentes idades reajam de maneira diferente ao que é o terrorismo, sendo sempre difícil de o explicar.

O presidente do Child Mind Institute, Harold Koplewicz, disse ao The Independent que não deve adiar essa conversa, pois “é muito provável que o seu filho ouça [notícias] acerca do que aconteceu e é melhor que [o primeiro contacto com este assunto] seja consigo, para que possa responder a quaisquer questões que ele tenha”.

A National Society for the Prevention of Cruelty to Children, organização britânica de apoio às crianças, elaborou uma lista de conselhos que o vão ajudar a falar do terrorismo com as crianças.

Ouça cuidadosamente os medos e preocupações das crianças
É importante certificar-se de que as preocupações dos mais novos são ouvidas, assim será mais fácil saber o que a preocupa, de maneira a poder entender como a ajudar.

Ofereça tranquilidade e conforto
Evite explicações complicadas, pois deixam as crianças mais confusas e assustadas. Em vez disso, tente confortá-las e tranquilizá-las, lembrando-as de que estão protegidas e seguras.

Ajude as crianças a encontrar aconselhamento
Pode ser mais fácil para as crianças se falarem com alguém especializado acerca dos seus sentimentos e medos.