Sabe como surgiram os momentos ‘Eureka’?

Maçãs e banheiras, as impulsionadoras das descobertas científicas

Uma maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton ou um banho que Arquimedes tomou foram os momentos ‘Eureka’ da História.

A história de Newton e da maçã ficou registada num manuscrito do século XVIII na Royal Society em Londres. Segundo o manuscrito, Newton estava sentado debaixo de uma árvore, quando lhe caiu uma maçã na cabeça e o permitiu descobrir a gravidade.

A forma como Arquimedes solucionou o problema do rei da Siracusa, Hierão, é outro momento ‘Eureka’ da História. Na verdade, este termo surgiu com o matemático grego.

O rei tinha encomendado uma nova coroa, para a qual forneceu o ouro ao ourives. Desconfiado de que o ouro tinha sido trocado por prata, e com medo de ter sido roubado, pediu a Arquimedes para determinar se a coroa era de ouro ou não. Enquanto estava no banho, percebeu que conseguia medir o volume da coroa pelo nível da água, tendo saído a gritar ‘Eureka!’ pela cidade.

Mas, afinal, o que são os momentos ‘Eureka’? Das histórias de Newton e Arquimedes podemos retirar que para nos ocorrer uma boa ideia é necessário acalmar a nossa mente e que para a criatividade fluir é necessário deixar a nossa mente descontrair.

É possível dizer que a palavra ‘Eureka’ resume o surgimento da ideia em si, sendo uma analogia usada para comprimir décadas e décadas de trabalho num momento de inspiração.