Trump sobre o Papa Francisco. “Ele tem qualquer coisa”

O Vaticano, em comunicado, destacou o intercâmbio de pontos de vista. Compromisso da igreja nos EUA com a assistência aos imigrantes foi um dos temas abordados

“Saio do Vaticano mais determinado do que nunca a perseguir a paz no mundo”. Foi esta a mensagem que Donald Trump deixou no Twitter a propósito do encontro desta manhã com o Papa, no Vaticano.

A acompanhar a publicação, um vídeo que mostra os dois a conversar, num momento em foi autorizada a presença da comunicação social na sala. De acordo com a CNN, Trump disse a Francisco que não iria esquecer o que este lhe disse. Já durante um encontro com o primeiro-ministro italiano, o presidente dos EUA teceu a primeira consideração pública após conhecer o chefe da igreja católica: “He is something”, disse. Achou que Francisco “tinha qualquer coisa”.

Foi da Santa Sé que saíram mais detalhes sobre o encontro de 27 minutos. Um comunicado divulgado pela sala de imprensa do Vaticano assinala que, durante “cordiais conversações”, foi manifestada satisfação pelas “boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos da América, bem como pelo compromisso comum em favor da vida e da liberdade religiosa e de consciência.”

Trump e Francisco manifestaram ainda o “desejo de uma colaboração serena entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, comprometida com o serviço à população nos campos da saúde, educação e assistência aos imigrantes”.

O Vaticano acrescenta ainda que o encontro permitiu um intercâmbio de pontos de vista sobre alguns temas relacionados com a atualidade internacional e com a promoção da paz no mundo através da negociação politica e do dialogo inter-religioso, com especial referência à situação no Médio Oriente e à tutela das comunidades cristãs”.

Francisco, que no regresso da visita a Portugal já tinha dito que iria falar de paz com Trump, ainda não usou as redes sociais para falar do encontro. A bordo do voo papal depois das cerimónias em Fátima, tinha desejado encontrar alguma forma de chegar ao presidente dos EUA em temas em que estão em aparente desacordo, como as políticas de migração. “Há sempre portas que não estão fechadas. É preciso procurar as portas que estão pelo menos um pouco abertas, para entrar e falar sobre as coisas comuns e avançar.”