Ana Bacalhau anuncia primeiro álbum a solo e estreia vídeo

“Ciúme” é o primeiro single de “Nome Próprio”. 

O álbum da vocalista dos Deolinda é editado a 20 de Outubro. Samuel Úria, Jorge Cruz, Nuno Prata, Afonso Cruz, Nuno Figueiredo, Capicua, Márcia, Carlos Guerreiro e Francisca Cortesão são os compositores das canções. 

As letras de “Só Eu”, “Menina Rabina” (ambas com música de Henrique Janeiro) e “Deixo-me Ir" foram escritas por Ana Bacalhau. A cantora foi co-produtora do disco com João Bessa. 

Nas gravações, participaram Luís Figueiredo (piano, teclados), Luís Peixoto (cavaquinho,bouzouki, banjo), Zé Pedro Leitão (contrabaixo, baixo), Alexandre Frazão (bateria, percussão) e o convidado Mário Delgado no single agora estreado. O vídeo foi realizado por Sérgio Rosário e Igor Fioravanti, com direcção criativa de Joaquim Albergaria, e replica o conceito de várias Anas Bacalhau a falar entre si, o mesmo que se vê na capa do disco. 

“Quando era miúda, ouvia os graúdos a apontar-me o excesso de energia e inquietação e, sem perceber nada de carpintaria, convenci-me que o que me diagnosticavam era um caso bicudo de bichos que cara-pintavam.(…) Houve um dia que pediram um palco para si”, explica Ana Bacalhau.

"Após o lançamento do álbum, Ana Bacalhau transportará estas canções para o palco numa digressão que promete passar por todo o país", alerta um comunicado. A cantora foi mãe pela primeira vez no início de Maio.