Catarina Martins avisa que Bloco não “calará as suas lutas”

Esquerda e direita criticam governo por criar nova unidade com estagiários não remunerados 

Catarina Martins garante que o Bloco de Esquerda não se vai calar e criticou duramente o governo por ter criado um serviço jurídico com estagiários não remunerados. 

"Quem pensa que o Bloco de Esquerda calará alguma das lutas que são as suas lutas de sempre está muito enganado", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, em Vila Nova de Gaia. 

Catarina Martins considerou "inadmissível que algo como a presidência do Conselho de Ministros possa trabalhar à conta de estágios não remunerados". Para a líder do BE, o governo tem de mostrar que "está a levar a sério" a tarefa de "erradicar a precariedade". 

O "Diário de Notícias" revelou hoje que o Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros abriu uma nova unidade, com a função de avaliar o impacto das leis, que é maioritariamente constituída por estagiários. 
O ministro Vieira da Silva disse que "não há aqui nenhuma tentativa de encontrar um trabalho usando um vínculo desadequado", mas garantiu que "se houver algum problema iremos corrigi-lo". 

O PSD, pela voz de Luís Montenegro, acusou o governo de andar "há muitos meses a anunciar uma publicidade enganosa. A anunciar a integração de precários nos quadros permanentes da administração, a anunciar a intenção de acabar com a precariedade na administração pública, mas ao mesmo tempo a usar subterfúgios como aquele que hoje foi noticiado". 

Nuno Melo, do CDS, defendeu que este caso mostra uma "institucionalização da precariedade com o alto patrocínio do Estado".